domingo, 13 de maio de 2018

Mãe


Eu perambulava pelas ruas
sob a chuva fina, mãe,
e você me perguntava
onde eu ia, o que fazia
e se voltava.

Sumi muitas vezes
sem dizer as respostas
e seu coração se esvaziava,
eu sei.

Eu voltava e você
sempre estava lá
e cantava a adolescência comigo.

Ah, que coisa incrível, mãe,
você lavando a louça
Hey, ho, let’s go!

Eu queria escrever, mãe,
por pra fora o mundo represado,
e você lia comigo
e traduzia meus poemas ruins
porque o rock com os amigos
precisava do inglês.

Criancinha, antes de dormir,
você me ensinava orações
e a ficar sozinho
sem medo do escuro.

Que coisa horrível, mãe,
você me via de farda
na escola das agulhas negras
e eu disse que não.

Fui pra longe de você, mãe,
mas não era culpa sua,
no fundo a vida me chamava
e eu fui, assim mesmo,
sem pensar.

Corri para longe
procurando Deus no mundo
e tentando ser melhor
cometi muitos enganos.

Eu gostava de voltar, mãe,
mesmo sem dizer,
não ficava olhando
da janela do ônibus
porque tinha medo de sofrer.

O medo e a solidão, mãe,
endurecem o coração,
hoje eu sei
e você tentava me contar.

Estava ocupado, mãe,
com os anseios da juventude,
a dureza da verdade,
o ímpeto sem delicadeza.

Eu era jovem, mãe,
e não tive tempo de voltar,
era jovem, sem experiência,
só queria fazer o que era certo.

Naquele tempo eu achava, mãe,
o que acham todas as crianças,
você estaria sempre
esperando-me chegar.

E então, mãe, o telefone tocou
e eu corri pra ver você,
mas era a hora da partida.

Mantive a firmeza e a esperança, mãe,
segurando a sua mão
na ambulância sozinho
entre os hospitais.

Não deu tempo, mãe,
de crescer e aprender
a amar como você
e a sorrir pra todo mundo.

Muita gente foi se despedir, mãe,
e me abraçaram e beijaram,
e eu continuei indo adiante
porque agora, mãe,
não podia mais voltar.

2 comentários:

Unknown disse...

Pude sentir a tristeza desse poema numa pontada de solidão. Você não precisa voltar, ela está na sua memória e nas marcas que deixou em vc. Espero que esse pensamento diminua um pouco a dor da perda.

Unknown disse...

Ah, meu Deus, que coisa linda! 💕 Eu achei que não fosse chorar hoje, mas você estragou meus planos. 😊 Quanta sensibilidade você tem nas palavras, Gera! 💖 Que lindo dom Deus te deu!! Te amo! 💕