sábado, 22 de janeiro de 2011

Eu tenho medo do escuro




A peãozada posta para recauchutar
a poesia,
cowboys, estilhaços,
a mente ferve.
Crianças feitas para recauchutar
a vida
vai assim.

Não uso ácido
Não quero filhos
Acredito em Deus.

Fico com raiva quando vejo o boi
pulando como um louco no rodeio,
quero que ele chifre o peão.

Deus está lá em cima
olhando pra mim
eu sei.

Queria falar melhor com ele.

O peão sabe
que dói no boi
quando a espora bate na barriga.
Bate mesmo assim.

As crianças crescem
mal educadas
e me deixam desesperançado.

Mas algumas pessoas são boas
e eu tenho esperança outra vez.

Minha mãe morreu,
minha sogra teve câncer,
minha irmã teve câncer,
um bebê doente,
onde está Deus aí?

Eu sei, outra e outra vez,
não vou entender tudo,
mas quero entender 
mesmo assim.

Estupidez.

Mas as crianças nascem
nos lares pobres
mesmo assim.

A droga destrói a mente
e os intelectuais usam
mesmo assim

Eu tenho raiva
às vezes.
Faço uma oração,
não escuto nada,
e repito.

Eu duvido,
o ateu também duvida.

Pode ser, pode não ser.

A roda gira
e a gente vai
seguindo alguma coisa
mesmo dizendo que não.

Eeu sei
só não consigo ver.

Cowboys pisados
a mente estilhaçada
como é o ser humano.
Deus olha lá de cima
perto-longe.

Ha!

E essa angústia que não passa
às vezes.

É que não ando muito bem.

A noite escura da alma de João da Cruz,
o peregrino russo,
não sei não sei não sei.
Sei.

É assim.

Uma vida puxa a outra,
o filho renova o pai
e vamos levando.

Ai ai!

Tem tanta coisa louca:
Deus existir é absurdo
mas não existir é mais ainda!

Todo mundo acredita
(mas se esconde no cantinho,
com medo de admitir)
em alguma coisa
(fala que não,
que é isso ou aquilo),
é fácil perceber
(tem tanta bobagem,
nem dá pra contar).

Ah, quanta gente.
Pensei mentirosa
mas mudei de ideia.

Mas, acho, a maioria é mentirosa.

Pode ser.

Eu sou mentiroso ou não sei.

T. S. Elliot, Chesterton, Lewis, meus amigos.

Uns falaram que Deus morreu
mas eu não vi nada.
É difícil vê-lo vivo
mas morto,
epa!,
que tonteira!

Freud, Russell, Wells.

Porque a ciência disse
(imagine um velho
com ar empolado
e óculos na ponta do nariz)
isso e aquilo.

E eu disse que não.

Então e daí?

Só porque eu quero
então não existe?

Bobalhões.

Eu converso comigo e sou um amigo imaginário.

Viva Alice no país das maravilhas.

Use a imaginação
para ver coisas indizíveis
a não ser que seja cientista
e ache que a imaginação
é uma mentira mentirosa.

Mas eu também imito 
um sapo saltitante
e quero montar uma casa
para acolher os pobres, os drogados e os peregrinos.

Meu Jesus!

Será que o Bush era a besta do Apocalipe?
Bobagem.
E o que será que significa
"Jesus Cristo está voltando"?

Tenho muitos amigos
e vou levando a vida
converso mais comigo
que com eles.

Um sorriso, um abraço.

Vai me dizer que o amor é uma bobagem!

Meu Jesus!

É ou não?

Parece?

É preciso se posicionar.

De minha parte
sou trôpego
quase bêbado
inválido.

Não não não.

Fervilho e não sei o que fazer
como um bobo infeliz
pior que uma criança,
pior,
mas a verdade 
não depende de mim.

É preciso escolher um lado.

É assim
deve ser.

Não pergunte o porquê.

Minha resposta
nunca vai ser a sua
e você ficará com fome.

Decisão.

Você sabe o que parece
fazer algum sentido.
Vai me dizer que não precisa sentido
mas qual!

E a beleza?
Poesia?

Bata na porta
alguém vai responder.
É verdade que pode demorar
mas é melhor que ficar na rua
molhado da chuva
com medo do escuro.

2009-2011.

2 comentários:

Francine Ribeiro disse...

Gera, meu amigo!
Saudades!
Palavras, que já ouvi dentro de mim:
"As crianças crescem mal educadase me deixam desesperançado." (...)
"Eu sei, outra e outra vez, não vou entender tudo,mas quero entender mesmo assim." (....)Você sabe o que parece fazer algum sentido.Vai me dizer que não precisa sentido mas qual!
E a beleza?Poesia?"
Sim, a beleza e a poesia fazem sentido! Viva a beleza da poesia!

grande abraço,

Geraldo Witeze Junior disse...

Ei, Fran! Resolvi responder os comentários no meu blog...

Saudades tb! Sinto falta de muitas coisas de Barão, do VEJA. Fiquei feliz que vc foi na minha despedida! Quando quiser venha pro Goiás.

Beijo!