quinta-feira, 17 de julho de 2008

Um poema de um amigo

Para Gera

Brecht disse melhor que eu,
Mas preciso dizer:
Não vou mais discutir se sou mais
Alberto Caeiro ou Álvaro de Campos – sou os dois!
Nem se o futuro vai me fazer um católico que nem Kerouac,
Nem se o passado me fez um católico que nem o Cássio – não sou nenhum deles!

George Harrison disse melhor que eu:
O chão está sujo, precisa ser varrido. Vou lá varrer.
Talvez seja o que minha tia, antiga hippie, chama de sabedoria.
E o que meus colegas, atuais hippies, chamam de fascismo.
Só sei que ela escuta George faz tempo...

E assim vamos, Gera, seguindo.
Dando nossas aulas, fazendo nosso rock,
Viajando dia desses com as motos.

Vou vendo você praticar teu justo, honesto e belo cristianismo,
Preocupado com o outro e com o mundo.
E vou praticando meu ateísmo, preocupado com o outro e com o mundo,
Tentando ser bom, honesto e fazê-lo belo.

Nós dois acreditamos na utopia
(E você sabe melhor dizer como).
Nós dois fazemos poesia.

A melhor certeza que tenho, Gera,
É que, se um dia tiver que ser cristão,
Serei como você,
Com a dignidade que têm teus olhos,
Quando você fala com alguém.

Cassio Correa

2 comentários:

Scribens disse...

Sou leigo em certas coisas,
ou assim me considero ...

Ouvi "George Harrison",
minha mente viu "Richard Harris"
e, na mente, um 'caubói' velho &
_decadente,
tentando fazer a biografia de um
_herói ...

Nãos sei se algum de vcs viu esse filme ...

Muito prazer, Cássio.

Ego sum Guga,
um amigo do Gera,
de outras datas

Anônimo disse...

nossa gera, que coisa mais linda!!! vou parar de ler o seu blog pra não gastar!!! rs